terça-feira, 30 de outubro de 2012

DECLARAÇÃO DE VOTO




CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA
COLIGAÇÃO POR VIZELA
Reunião Ordinária n.º77, 18/10/2012,




Ponto 2.2: PROPOSTA DE ADESÃO AO PROGRAMA DE APOIO À ECONOMIA LOCAL

Volvidos 14 anos de negação da realidade eis que chegou o momento da verdade:
- Como insistentemente vem repetindo a Coligação Por Vizela, o modelo de governação socialista da Câmara de Vizela estava errado e conduziu-nos à desgraça.

Efectivamente nunca interessou o bem-estar duradouro e consistente dos vizelenses. Interessava apenas o cenário, a fachada, o "glamour" de festas por tudo e por nada, de cariz pretensamente popular.

Que havia “vida para além do deficit” já o sabíamos desde que deu à estampa aquele “grande pensador socialista” de seu nome Jorge Sampaio. Só faltava a presente proposta do PS/Vizela para nos mostrar que tipo de vida é essa.

Tentando uma última jogada eleitoral, o PS/Vizela fez aprovar, na reunião de Câmara do passado dia 9 de Agosto do corrente ano, a seguinte politica fiscal:
- IMI para 2013: 0,3% (menos 0,05% que em 2012)
- Derrama: 1%
- IRS para 2013: 4,45% (menos 0,05% que em 2012)

E pasme-se com a seguinte argumentação: “Portugal, a região, Vizela, vivem tempos difíceis! O encerramento das empresas, o aumento do IVA que levou espaços de restauração a fechar, o crédito mal parado, o endividamento excessivo das famílias são situações que levaram a que muitas pessoas estejam a passar por sérias dificuldades. Cabe às Autarquias o papel de aprovarem medidas e soluções para tentar minimizar o sofrimento a quem já não consegue pagar as suas contas, ou tem sérias dificuldades em fazê-lo. Dentro das nossas competências, decidimos, para 2013, baixar…o IMI e o IRS”

Hoje, 18 de Outubro de 2012, fazendo tábua rasa da politica enunciada, decide a adesão ao PAEL, candidatando-se, junto do Governo central, a um empréstimo no montante de € 8.047.726,60 (acrescido de um outro empréstimo bancário, avalizado pelo Estado português, a rondar os seis milhões de euros), pelo período de 20 anos, a única fonte de financiamento possível para conseguir pagar as dívidas em atraso e evitar arresto de activos, com implicações graves ao nível da despesa corrente, concretamente juros.

De forma consequente e no sentido de melhorar a sua capacidade financeira, historicamente deficitária, o Executivo socialista da Câmara de Vizela revoga as taxas aprovadas há 2 meses e decide-se pelo agravamento das mesmas:
- IMI para 2013: 0,4% (agravamento de 33,33%)
- Derrama: 1,50% (agravamento de 50%)
- IRS para 2013: 5% (agravamento de 12,4%)

Afinal não é a politica de “As Pessoas Primeiro” mas a de “A Receita de Qualquer Maneira” para cobrir a politica vergonhosa de 14 anos de governação socialista da Câmara de Vizela.
Afinal, são os vizelenses, proprietários, comerciantes, industriais, trabalhadores e contribuintes em geral que vão pagar a conta.

A Coligação Por Vizela entende que os Vizelenses não são contribuintes inesgotáveis e muito menos eleitores resignados. Exigimos, por isso, que o PS informe a população com verdade.

A Coligação Por Vizela entende também e tem-no dito, que só uma governação que concilie a eficiência com equidade preservará a "humanidade” ou o que resta do estado social, coisa que este Executivo socialista não conseguirá fazer. Não tem competência e, de resto, já não tem ética para continuar a governar.

Posto isto, a “Coligação Por Vizela”, que não é responsável por esta gestão, tem consciência que a adesão ao PAEL é já o único caminho para solver as dívidas em atraso da Câmara de Vizela e, daí, o voto de abstenção.

Vizela, 18 de outubro de 2012.

A Coligação “Por Vizela” (PSD e CDS/PP).

Sem comentários:

Enviar um comentário