quinta-feira, 16 de julho de 2009

MODCOM apoiou 169 projectos de modernização em todo o distrito de Braga



Link para a noticia completa JN:

O comércio tradicional do distrito de Braga vai ter 5,8 milhões de euros, a fundo perdido, para a modernização de micro, pequenas e médias empresas do sector do comércio. A verba é disponibilizado pelo MODCOM, que apoiou 169 projectos na quarta fase da sua implementação.

Aquele sistema de incentivos contempla uma dotação específica para jovens empresários e para o comércio rural, que permitiu apoiar todos os projectos elegíveis destas tipologias. Assim, foram apoiados 26 projectos de jovens empresários e um projecto de comércio rural que irão obter um financiamento público de 878 mil euros e 25 mil euros, respectivamente.


Braga e Famalicão, 40 projectos cada um e Guimarães com 35, são os concelhos que lideram a lista de investimentos. Curiosamente, os concelhos de Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Celorico de Basto são os únicos que não tiveram nenhuma candidatura aprovada. Numa análise por tipologia de acção, verifica-se que a maioria dos projectos apoiados estão no âmbito no apoio a lojas individuais (155), seguindo-se os apoios às estruturas associativas (9) e finalmente o apoio às redes de lojas (5).


O MODCOM contempla apoios a três tipos de acções. O apoio financeiro a micro, pequenas e médias empresas divide-se entre os apoios a lojas individuais e os apoios a lojas em rede, ou seja, empresas que, por exemplo, pretendam adoptar uma insígnia comum, ainda que a propriedade seja individual, que utilizem a mesma plataforma informática ou que se abasteçam na mesma central de compras. A última acção diz respeito a apoios a estruturas associativas do sector do comércio, com vista à promoção dos centros urbanos.

Como ficou Vizela nesta 4ª fase do MODCOM? Veja-se o link do IAPMEI


Sem comentários:

Enviar um comentário