terça-feira, 8 de setembro de 2009

9ª Conferência de Imprensa

DEBATE (três pontos do debate para comentar).

1. DC (Dinis Costa) - “Tenho um investidor para as Termas de Vizela. A Administração das Termas é que veio ter com a Câmara a pedir ajuda”.


O Sr. Dinis Costa deve responder perante todos os vizelenses pela desastrosa situação em que se encontra as termas em Vizela. A Câmara nunca foi parceira da Companhia de Banhos, nunca percebeu a importância e a mais-valia para a nossa economia local e vem agora demagogicamente dizer, novamente, que tem um investidor. Ora um qualquer investidor se estiver realmente interessado no negócio procurará discutir a sua entrada na empresa com os seus accionistas. Não seja pretensioso de uma realidade que nunca se verificou em 11 anos do seu governo. Vizela viveu e viverá das Termas. A Câmara terá sim que fazer uma parceria de interesses para que todos possam ganhar. O resto será o do costume…. estamos em tempo de eleições… e fica-lhe bem dizer umas coisas… mas os vizelenses, em especial os seus trabalhadores, sabem bem que o que diz não corresponde com a dura realidade.

2. (DC) “Arranjei em Lisboa um milhão de euros para o edifício – sede da Câmara”,
é esta a política que se aplica na nossa cidade. Temos um Presidente que como o próprio diz “arranja” nos seus amigos um milhão de euros para o edifício – sede. Um Presidente que o é desde 20 de Julho de 2009 dirige a sua luta, faz da sua prioridade, gabando-se de tal feito, o arranjar de um milhão de euros (200 mil contos na moeda antiga). Não para lutar pela melhoria das condições de vida dos que menos têm. Não para lutar contra a falta de empregos que neste momento graça no concelho sendo já um drama social. Não para ordenar o território com rigor e competência. Não para dotar a cidade de competências que poderão ser importantes para movimentar a nossa economia local. O momento não é de “diversão” mas de acção junto das pessoas e dos problemas que verdadeiramente interessam aos vizelenses. Vizela merece que exista uma alternativa a esta política do “amigo do amigo…” que claramente potencia a existência de influências cinzentas muito pouco recomendáveis.

3. (DC) “Centro de Saúde está aberto e isso é que é importante e tudo faremos para cada munícipe tenha um médico de família”. Mais demagogia…


Senão vejamos:

O Sr. Dinis Costa não disse o que realmente se exigia, ou seja, o Centro de Saúde abriu aos Sábados, Domingos e feriados, não para toda a população mas apenas para aqueles que não têm médico de família que são cerca de 3.700 utentes. Quanto aos restantes 27.000 nem uma palavra. O qual se conclui que a descriminação entre vizelenses é valorizada pelo Sr. Dinis Costa. Como diz o importante é “abrir” não importa se todos beneficiam ou não. Tenha bem presente que o Povo saberá perceber e responder no local próprio ao populismo sem conteúdo da sua propaganda.


Medidas concretas:

A Coligação pretende fazer sua a aposta no Ambiente e Salubridade com duas medidas fundamentais:

a)Conclusão da rede de água e saneamento básico em todas as freguesias;

b)Aplicar a tarifa social da água e saneamento com o apoio à ligação da rede;


Na Habitação social:


O curioso do discurso do Sr. Dinis Costa e do PS local é que prometem construir mais 40 habitações sociais até 2013 e esquecem de referir que estão por construir 23 das 40 previstas. Isto não é sério o que só demonstra um poder pelo poder.

a)Construção de habitações sociais nas diferentes freguesias do concelho no rigoroso cumprimenta das candidaturas aprovadas;

b)Adequar a politica de licenciamento de construções às condições económicas e sociais dos munícipes;

Na Administração e Gestão Municipal:


a)Descentralização e delegação de competências ao nível das freguesias e departamentos municipais;

b)Criação da figura do Provedor do Munícipe entidade que terá a suprema condição de representar os anseios, aspirações e discordâncias de todos os vizelenses;

Coligação,

Sem comentários:

Enviar um comentário